Iniciando na modelagem em Papercraft - Dicas por onde começar - F1 Paper

Breaking

Pesquisar este blog

terça-feira, outubro 18, 2022

Iniciando na modelagem em Papercraft - Dicas por onde começar

Tutoriando - Tenho recebido muitas perguntas de como criar modelos em papercraft. Na sua imensa maioria carros, é claro. Não pretendo nessa postagem ensinar como modelar e criar texturas, mesmo porque não seria possível ensinar nem mesmo uma introdução numa postagem simples. 

O que pretendo com esse pequeno texto é direcionar você que tem vontade de criar seu próprio modelo em casa. Já aviso: vai ter que estudar muito! Não podemos simplesmente achar que em uma hora dá pra criar um modelo minimamente satisfatório e já imprimir. Demanda conhecimento de softwares de modelagem em 3D, suítes de criação gráfica (Photoshop, CorelDraw e similares), software de planificação de objetos em 3D como o Pepakura.

Vou comentar rapidamente aqui os programas que eu uso. Não é possível ensinar a usá-los, como eu disse numa postagem apenas. Mas você pode adquirir esses programas e começar a estudá-los em casa. Foi assim que eu aprendi, vendo vídeos no You Tube e tutoriais em blogs e sites do gênero.


SketchUp


 Eu uso esse software desde meu primeiro modelo criado, o Pontiac Trans AM Firebird há muitos anos. Eu me acostumei com suas ferramentas que são simples, o visual limpo e simples. Tem vários vídeos na internet ensinando como trabalhar com ele. Como o papercraft é uma modelagem bem simples não vejo necessidade de um software com muitos recursos de modelagem que não vou usar. Pra mim ele preenche todas as necessidades na hora de modelar. Eu utilizo essa versão antiga, mas a nova faz a mesma coisa.

Mas se você já conhece ou já trabalha com modelagem o Blender é muito usado para a mesma finalidade, o Metasequoia também é utilizado por muitos projetistas de papercraft. Use o que você melhor se adapta.

CorelDraw

Este software eu uso há muito tempo... Bem antes de começar a projetar modelos em papercraft eu já sabia usá-lo, pois trabalhei em jornal como arte finalista, designer gráfico e outras atividades que exigia criação. Não o domino 100% mas dá pra fazer qualquer coisa num projeto de modelo.

Para aprender a usá-lo minimamente recomendo, no mínimo uma boa leitura de tutoriais e assistir a muitos vídeos no You Tube se você nunca teve contato com ele. Ele tem muitos recursos, e para a criação de arte e textura de modelos você vai precisar saber usar.

Se você já tem conhecimento em outros programas de criação gráfica como Photoshop, Ilustrator ou qualquer outro similar, vai na fé. O que importa é o resultado ser bom. A ferramenta certa é a que você sabe usar.

 Pepakura Designer


Não confunda com Pepakura Viewer, que é apenas para visualizar projetos em .pdo! Esse é praticamente obrigatório na criação de modelos em papercraft. Existe um plugin para o SketchUp que "supostamente" faria a mesma coisa, mas eu testei e odiei. Ouvi dizer que o Blender é capaz de planificar um modelo também. Nunca usei e não saberei opinar.

Aí entra um detalhe: quando criar a textura? Antes ou depois de usar o Pepakura?

Eu uso dos dois jeitos dependendo do modelo. Se for um carro de Formula 1, por exemplo, eu crio a textura no CorelDraw depois de planificar no Pepakura. As peças saem todas em branco e eu desenho a textura peça por peça no Corel. Dá muito trabalho, mas você tem uma qualidade infinitamente melhor no acabamento do modelo. A resolução da textura é perfeita e altíssima se você quiser. 

Eu uso dessa forma pois um modelo de Formula 1 tem muitas peças e carenagem com muitas entradas e curvas e emendas. isso dificulta a criação de uma textura em arquivo único e aplicar num modelo 3D.

Porém, se o modelo for um "caixotinho" como o Camaro do Kimi Raikonen que eu projetei eu vi mais facilidade em criar a textura antes de usar o Pepakura.

Textura criada para aplicar no objeto em 3D

Abaixo vou colocar um vídeo, que eu já postei aqui no blog há algum tempo, que foi meu "start" na criação e modelagem de modelos em papercraft. O vídeo está em russo mas dá pra entender perfeitamente o processo. Posso dizer que eu aprendi a criar modelos em papercraft com esse vídeo, pois uso fundamentos dele até hoje. Espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas de como começar nessa área.

 

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adblock Detectado

Por favor, desabilite seu Ad blocker!

Sabemos que os anúncios são irritantes, mas essa é uma forma de você contribuir conosco. Desative seu bloqueador de anúncios!

×